Um dos locais mais tradicionais de Santa Maria está de cara nova e cada vez mais perto de reabrir. O Clube 21 de Abril, fundado em 1914, no bairro Itararé, já foi palco de grandes festas, bailes e cerimônias, mas, desde 1995, está de portas fechadas. Depois que a última diretoria do clube entregou o imóvel à prefeitura, em 2009, os moradores da região não veem a hora do velho ponto e encontro voltar a funcionar.
Leia mais notícias da coluna Dário nos Bairros
Há anos que estamos esperando a reativação do 21 de Abril. A comunidade tem vários projetos legais, só está faltando o espaço. O clube está na lembrança de cada morador do Itararé, então, a gente fica querendo ver ele aberto de novo comenta Aldo Antônio Maia, morador do bairro e presidente da associação comunitária.
Quatro anos se passaram depois que a reforma do clube começou, em 2012. O obra deveria ser concluída em 2013,mas precisou de ajustes na documentação, o que atrasou a entrega. Em dezembro do ano passado, o local passou por vistoria da prefeitura.
Agora, segundo o Executivo, falta apenas realizar o encaminhamento do Plano de Proteção e Combate ao Incêndio (PPCI), que ainda precisa de alguns ajustes antes de ser enviado ao Corpo de Bombeiros. A fachada, que foi pintada em dezembro, já está pichada e deve ser repintada, assim como a quadra de futebol.
A ideia é entregar o local para a comunidade ainda no primeiro semestre deste ano. Queremos que a população se sinta de novo pertencente ao lugar. Queremos ocupar diariamente, com atividades culturais e de lazer. Nosso plano é transformar o clube em um grande Centro de Convivência explica Gardel Silveira, chefe do gabinete do prefeito.